Topo

Recentes

Bacuri, Bequimão e Central ficam fora do novo Mapa Turístico Brasileiro

Bacuri, no Litoral Ocidental Maranhense, não faz mais parte do Mapa Turístico Brasileiro estabelecido pelo Ministério do Turismo. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (12) e a informação foi confirmada no site do Ministério do Turismo. O município, que constava da primeira versão do mapa, divulgado ano passado, não cumpriu critérios tipo implantar o Sistema Municipal de Turismo, que inclui também o Plano Municipal de Turismo. Em razão disso, os gestores municipais não poderão solicitar celebração de convênios até regularizem a documentação. Dessa forma, o Polo Turístico Floresta dos Guarás passa a contar oficialmente com apenas sete municípios. 

De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. O Instrumento destaca apenas municípios que adotam o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local. Os municípios brasileiros foram categorizados a partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Os municípios turísticos foram agrupados em cinco categorias, de A até E. 

No Polo Turístico Floresta dos Guarás existe apenas municípios dos grupos D e E. De acordo com o Ministério do Turismo, esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. No grupo D temos os municípios de Guimaraes, Mirinzal, Cururupu, e Apicum Açu, enquanto no grupo E nós temos Cedral, Porto Rico e Serrano. É importante destacar que o município de Central do Maranhão nunca solicitou junto ao MinTur sua categorização como município turístico e a integração de Bequimão aos municípios que compõem o polo turístico é muito recente e tende a se aprofundar com a construção da Ponte sobre o Rio Pericumã.
Bacuri foi excluído do Mapa do Turismo Brasileiro

Além de Bacuri, outras cidades maranhenses foram excluídas do Mapa do Turismo. O estado reduziu de 68 para 46 o número de municípios participantes de suas 10 regiões turísticas: Polo São Luís (4); Polo Amazônia Maranhense (3); Polo Chapada das Mesas (5); Polo Cocais (5); Polo Delta das Américas (4); Polo Floresta dos Guarás (7); Polo Lagos e Campos Floridos (7); Polo Lençóis Maranhenses (3); Polo Munin (5); e Polo Serras Guajajara Timbira e Kanela (3).


Veja a relação de quem saiu:

· Polo São Luís: Paço do Lumiar
· Polo Amazônia Maranhense: Cândido Mendes, Godofredo Viana.
· Polo Chapada das Mesas: Balsas, Porto Franco, São João do Paraíso.
· Polo Cocais: Aldeias Altas
· Polo Floresta dos Guarás: Bacuri
· Polo Lagos e Campos Floridos: Cajari, Lago Verde, Matinha, Pedro do Rosário, Pindaré-Mirim, São Bento, São Vicente Ferrer.
· Polo Lençóis Maranhenses: Primeira Cruz
· Polo Munin: Presidente Juscelino
· Polo Serras Guajajara Timbira e Kanela: Arame, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Sítio Novo.

Veja a relação de quem permaneceu:
· Polo São Luís: São Luís, Alcântara, Raposa e São José de Ribamar,
· Polo Amazônia Maranhense: Carutapera, Luís Domingues e Turiaçu,
· Polo Chapada das Mesas: Carolina, Estreito, Imperatriz, Riachão e Tasso Fragoso.
· Polo Cocais: Caxias, Codó, Coelho Neto, Pedreiras e Timon.
· Polo Delta das Américas: Água Doce do Maranhão, Araioses, Paulino Neves e Tutóia
· Polo Floresta dos Guarás: Apicum-Açu, Cedral, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.
· Polo Lagos e Campos Floridos: Arari, Conceição do Lago-Açu, Monção, Penalva, Santa Inês, Viana e Vitória do Mearim.
· Polo Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Humberto de Campos e Santo Amaro do Maranhão,
· Polo Munin: Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros e Rosário,
· Polo Serras Guajajara Timbira e Kanela: Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras

Nenhum comentário