Topo

Recentes

Municípios da Floresta dos Guarás passam a ter prioridade no recebimento de verbas do Ministério do Turismo

Há novas regras para utilização dos recursos do Ministério do Turismo. A Portaria 182, publicada nesta segunda-feira (1) no Diário Oficial da União, determina que pelo menos 90% dos recursos próprios do MTur sejam destinados aos 2.175 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro, além de assegurar que 50% do orçamento da pasta seja liberado por meio de chamamento público. São oito programas contemplando 58 ações que poderão receber recursos do Ministério do Turismo. O Mapa do Turismo Brasileiro está composto por 191 regiões turística, com 2.175 municípios, organizados nas categorias A, B, C, D e E.
O investimento nos municípios passa a levar em consideração a categorização dos destinos turísticos. Ações de promoção e apoio à comercialização, por exemplo, podem ser pleiteadas apenas pelos municípios de categorias A, B e C. As cidades D e E, por sua vez, devem receber infraestrutura, apoio para o Turismo responsável, sensibilização e organização municipal e de produção associada ao Turismo. “Aprimoramos este importante balizador da gestão para melhorar a distribuição dos nossos recursos públicos com base nos princípios da eficiência e transparência”, disse o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
O Polo Turístico da Floresta dos Guaras é uma das 191 regiões turísticas do Brasil, portanto está apto para receber financiamento. Segundo o último Mapa Turístico Brasileiro, o Polo é formado por sete municípios: Apicum Açu, Cururupu, Cedral, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano. Os municípios citados estão nas categorias D e E, podendo receber ações de infraestrutura turística, apoio para o turismo responsável, sensibilização e organização municipal e de produção associada ao turismo.
Os sete municípios que compõem atualmente o Polo Turístico da Floresta dos Guarás 
Os municípios citados serão alvos prioritários dos recursos de emendas parlamentares aportados ao orçamento do Ministério do Turismo. “É uma forma de sensibilizar deputados e senadores a convergirem esforços no mesmo território priorizado pelo MTur para potencializar o desenvolvimento dos municípios que adotam o turismo como vetor do desenvolvimento econômico e geração de emprego”, completou o ministro.
O apoio a eventos que podem aumentar o fluxo turístico pelo País também ganhou novas regras. Segundo a portaria, os eventos a serem apoiados pelo MTur deverão ser realizados pelo mesmo ente público há pelo menos três edições. A exigência garante que o investimento só será feito em eventos tradicionais, realizados por entes públicos uma vez que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) veda o apoio a shows e festas realizado por entidades privadas. Os novos critérios preveem ainda a apresentação dos últimos comprovantes fiscais que registrem os cachês recebidos por artistas ou bandas, sendo, no mínimo, dois de entidades públicas e dois de entidades privadas. A nova portaria entra em vigor hoje, com sua publicação.

Nenhum comentário