Topo

Recentes

Santa Casa de Cururupu recebe visita técnica de equipe do Governo do Maranhão

Equipes das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Infraestrutura (Sinfra) realizaram uma vistoria na Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, na região do Litoral Ocidental Maranhense, a 453km de São Luís. Com a vistoria foi possível fazer um levantamento das necessidades emergenciais da unidade para que seja realizada a parceria anunciada pelo governador Flávio Dino no último dia 29.
Durante a visita técnica, realizada no dia 1º deste mês, foram identificados pontos de intervenção na estrutura física da casa de saúde, como a reforma do telhado e forro do pavilhão central, revisão nas instalações elétricas, reforma da ala das enfermarias, troca do transformador elétrico, perfuração de um poço artesiano, reforma completa do centro cirúrgico, aplicação de piso emborrachado nas rampas de acesso, implantação da rede de gases medicinais e adequação e reforma da cozinha, sala vermelha, das áreas de embarque e desembarque e a instalação da brigada de combate a incêndio.


As obras devem ser realizadas em três etapas com a primeira iniciando ainda este ano. Além da estrutura física, a parceria com o Governo do Estado aumenta de R$ 360 mil para R$ 460 mil o convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu, que passa a manter o custo de médicos especialistas, compra de medicação, máquinas, dentre outras ações importantes para o atendimento da população.
“Vamos colocar mais médicos para trabalhar na Santa Casa imediatamente. Além disso, o Governo do Estado colocará para funcionar o mamógrafo e o tomógrafo que estão parados. Nesta visita, recebemos uma lista de equipamentos novos que o hospital está precisando e vamos atender essa demanda”, garantiu o governador Flávio Dino, com o anúncio feito no dia 29.
 O provedor da Santa Casa, Alcides Tavares, falou da importância da visita do governador e dos investimentos anunciados. “Temos em nossa região, o Hospital de Pinheiro e a Santa Casa, juntas essas unidades de saúde atendem a população de mais de dez municípios da região. Sem receber auxílio dos governos anteriores, a Santa Casa já não podia oferecer atendimento digno para a população. Agora, essa parceria com o Estado nos dá a certeza de que o governador zela pela saúde dos maranhenses”, explicou Alcides Tavares.
Técnicos da SES e Sinfra durante visita a Casa de Misericórdia de Cururupu. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Escutas Territoriais
A necessidade de revitalização da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu foi apresentada pela população durante as escutas territoriais realizadas no Territorio da Cidadania Baixada Ocidental pelo Governo do Estado. As escutas territoriais foram realizadas em todas as regiões do Maranhão e integram as ações para desenvolvimento da gestão participativa.