Topo

Recentes

Cururupuense Marinelton Cruz fará exposição fotográfica no Convento das Mercês


A exposição fotográfica, intitulada Costa Amazônica maranhense: alternativas sustentáveis retrata a riqueza e a diversidade de uma região que abriga um leque de possibilidades socioculturais, econômicos e ambientais ainda inexplorados.

O evento é uma iniciativa do Governo do Maranhão, através do Centro Cultural Convento das Mercês / Fundação da Memória Republicana Brasileira e parceiros públicos e privados, que realizarão pela primeira vez a Feira de Alternativas Sustentáveis do Maranhão, que deverá ter um caráter anual.

A espetacular Costa Amazônica Maranhense está localizada entre a Baía do Tubarão a foz do Rio Gurupi, na divisa do Maranhão com o Pará. Compreende o Golfão Maranhense (onde está a Baía do Tubarão, Região do Munim, a Ilha de São Luís, Alcântara e a Baía de Cumã) e o litoral ocidental, a oeste de São Luís. Logo após Alcântara se localiza a extensa Área de Proteção Ambiental - APA das Reentrâncias Maranhenses, que abriga o Polo Ecoturístico da Floresta dos Guarás e o Polo Amazônia Maranhense.

Esta parte do litoral abriga um sítio RAMSAR (Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional), a Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limnícolas, O Farol de São João, o segundo em importância para a navegação brasileira, a lendária Ilha dos Lençóis (morada definitiva da encantaria Sebastianista no Maranhão) e o parcel de Manoel Luís, que em 1991 foi transformado no primeiro parque estadual marinho do Brasil.O Parcel de Manoel Luís é um conjunto de formações rochosas submersas, com cerca de  mais de 18 km de extensão por 6 km de largura, e é considerado o maior banco de corais da América do Sul.

O principal objetivo do evento é pactuar em redes, envolvendo o poder público da esfera estadual e dos municípios, sociedade civil, instituições de ensino, Ongs, organismos internacionais que atuam na região e mestres da cultura tradicional, objetivando a elaboração de políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável na região da Costa Amazônica do Maranhão.




PROGRAMAÇÃO

A programação começa no dia 11/09 (segunda-feira) com a abertura às 14h – no Auditório Padre Antonio Vieira - Convento das Mercês.

No mesmo dia, entre 15h e 16h utilizará a fala o Secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão Francisco Gonçalves.

Entre 16h e 17:30 haverá a palestra – Zonas Costeiras, recursos hídricos e mudanças climáticas: construindo uma agenda de ações. Expositora: Flavia Mochel - Professora Doutora do departamento de Oceanografia (UFMA), diretora do CERMANGUE (Centro de Recuperação de Manguezais)

A programação segue com Exposição Fotográfica Costa Amazônica: alternativas sustentáveis do Marinelton Cruz e às 18h o Coquetel de abertura

Dia 12/09 (terça)
14h às 15:00h – Ciência e Tecnologia
15:00h às 16:00h – Projeto Pesca UNESCO no Maranhão. 
Mykelly Lais França Melo, UEMA - Engenharia de Pesca, bolsista do projeto
 Alberto Cantanhede - parceiro do projeto.
Palestra: Pesca Sustentável na Costa Amazônica - “Apoio à construção e consolidação de cadeias produtivas sustentáveis da pesca artesanal costeira da Amazônia brasileira”

16:00 – 17:30 - Fórum Pólo Floresta dos Guarás
Painel do FÓRUM FLORESTA DOS GUARAS:
17:30h às 18:00h – Palestra Pesca Artesanal na Costa Amazônica do Maranhão (Marinelton Cruz).

Dia 13/09 (quarta)
14h às 15:30h – Palestra “O papel do empreendedorismo na construção do desenvolvimento regional”. Expositor: João Batista Martins - Diretor Superintendente do SEBRAE no Maranhão
15:30h às 16:30h – Palestra “Segurança Alimentar – Alimentação inteligente e aproveitamento integral dos alimentos. Fabiana Cavalcante, Engenheira de Alimentos. Prefeitura de São Luís
16:30h às 18h – Felipe de Holanda – Atuação do IMESC nos estudos socioeconômicos e cartográficos do Maranhão.

Dia 14/09 (quinta)
14h às 15h – Palestra “Os dez anos do Estaleiro Escola: as suas origens” (Dr. Luís Felipe Andress CVT - Estaleiro Escola)
15h às 16h – Palestras: “Litoral ocidental e as Antilhas do Maranhão” (Prof. Dr José Ribamar Trovão). “Divisões e limites do Estado do Maranhão” (Wenderson Teixeira - IMESC)
16h às 17h – Painel Unidades de Conservação (Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, Serrano, Bacuri e Apicuaçu. Expositor: Eduardo Castro de Menezes de Borba, Chefe da Unidade de Conservação, Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), Mestre em Ciências Marinhas Tropicais e coordenador dos sistemas de produção pesqueira da RESEX de Cururupu.
 17h às 18h – Painel FÓRUM DE DEFESA DE ALCÂNTARA – Luiz Pedro

Dia 15/09 (sexta)
08h às 17h – Seminário Estadual do Patrimônio Imaterial (SECTUR)

Dia 18/09 (segunda)
14h às 15h – Recursos Hídricos: ferramentas para o desenvolvimento sustentável. Palestrante: Wallace Ribeiro Neto (SEMA).
 Multiplicadores em Educação Ambiental: instrumento para o desenvolvimento sustentável. Palestrante: Liene Soares Pereira (SEMA)
15h às 16h – Palestra Educação para o desenvolvimento territorial: fortalecendo a agricultura familiar. (Regina Cabral – Instituto Formação).
17h às 18h – Painel CONGUARÁS (Consorcio Intermunicipal do Pólo Florestas dos Guarás). Expositor: Artur Junior - Secretario Executivo do Consorcio.

Dia 19 /09 (terça)
14h às 15:40h -  Apresentação do Plano Estadual de Pesca e Aquicultura via Costa Amazônica - José Ribamar Pereira
Palestra sobre o Programa Mais Produção (Sra. Rosany) – SAGRIMA.
- Feira dos Agropolos: Barracas com a comercialização de peixes e hortifrutis provenientes das ações da SAGRIMA no Agropolo da Ilha.
- Stand: Divulgação das ações da SAGRIMA e orientações gerais sobre Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura.
15:40h às 16:30h – Palestra Sitio de Inteligência Alternativa – PANAKUI  Moisés Matias – Escritor e ecologista
16:30h às 18h – Cotidiano e dinâmica  das comunidades pré-colombianas na Baixada e Litoral Ocidental do Maranhão (Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão - Arqueólogo Deusdeth Leite Filho).

Dia 20/09 (quarta)
14h às 15h – Painel Rota Quilombola de Serrano do Maranhão (Secretaria de Igualdade Racial do Maranhão.
15h às 16h Escola Digna (Secretaria de Estado da Educação - Felipe Camarão)
17h Encerramento com lançamento de livros
·         Felipe Camarão
Noite
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
 Coffee break 



OFICINAS: de 11 a 20/09/2017
Oficina 01: Cerâmica Arqueológica – abordagem teórica e pratica, sobre a produção ceramista dos grupos pré- históricos que habitaram a região.
Dia:      
Duração: 03 horas
Quantidade de vagas: 20 participantes (de 10 a 16 anos);

 Instrutor: Desdedit Carneiro Leite Filho.

Oficina 02: Produção de bombons artesanais.
Dia: 13/09 (tarde)   Duração: 04 horas
Quantidade de vagas: 30 participantes

Oficina 03: Modelismo Naval

Exercer a prática da construção de embarcações tradicionais maranhenses em miniatura, segundo as etapas normais da construção de uma embarcação tal como ela é feita em tamanho natural.
O processo contribui com a continuidade dos estudos sobre as embarcações artesanais Maranhenses, preservando a utilidade e a beleza de tal conhecimento. A oficina aplica a metodologia de fabricação de maquetes com noções de escala técnica e proporções em desenho.
Também ajuda a perpetuar o conhecimento tradicional na construção de embarcações artesanais e sua valorização, e se levado adiante, poderá contribuir para a geração de renda para o aprendiz.

Dia:   (manhã)
Duração da Oficina: 3 horas
Mestre da Oficina: Ricardo Correa Melo
Idade mínima para aprendizes: 16 anos.
Quantidade de vagas por oficina: 15

Oficina 04: Reaproveitamento de Garrafas Pets

Desenvolver uma prática artesanal com garrafas PET reciclando-as em forma de produtos como: bolsas, arranjos florais, bijuterias e uma série de outros itens que poderão muito bem ser utilizados como material de decoração, adornos etc.
Fornecer conhecimentos básicos sobre a garrafa pet, ensinar técnicas artesanais para o pet e ensinar a reaproveitar a garrafa pet construindo peças decorativas, brinquedos entre outras coisas. Nesse trabalho é possível desenvolver a criatividade, a atenção e aprender uma técnica que possa auxiliar a renda pessoal com a venda.

Dia:    (manhã)
Duração da Oficina: 3 horas
Idade mínima para aprendizes: 12 anos.
Mestre da Oficina de Reciclagem de Pet: Maria Célia.
Quantidade de vagas por oficina: 15


Oficina 05: Reciclagem de papel

A oficina de reciclagem de papel tem como proposta a sensibilização dos cidadãos de qualquer idade a para conservação do Meio Ambiente, com o aproveitamento de materiais diversos como papelão, papel de saco de cimento, papel de cartela de ovo e casca de cebola.
A oficina é dividida em dois momentos: Os alunos aprendem a medir, cortar e confeccionar o papel artesanal; Na sequência, a produzir qualquer vários tipos de objetos à partir dos papéis reciclados.
Desenvolver uma mentalidade de conservação do Meio Ambiente;
Desenvolver na pratica varias possibilidades de utilização de matérias recicláveis e reaproveitadas.

Dia:   (manhã)
Duração da Oficina: 3 horas
Mestre da Oficina de Reciclagem de Pet: Prof. Sidney Collins.
Idade mínima para aprendizes: 12 anos.
Quantidade de vagas por oficina: 15



Oficina 06: Cerâmica

Aprimorar e desenvolver a capacidade criativa e expressiva pela experimentação das diversas técnicas e pela confecção de peças utilitárias ou escultóricas. O fazer artístico em vários sentidos: No prazer da manipulação tátil da argila; na realização e confirmação de uma forma previamente idealizada ou na surpresa do imprevisível acaso.
Manipulação inicial para conhecer e reconhecer a plasticidade e maleabilidade de uma argila; o apoio de moldes de gesso para possibilitar formas complexas; o uso de outros moldes para produzir peças repetitivas; o torno elétrico com seu movimento circular e contínuo; enfim, a escolha depende da afinidade, finalidade e conveniência.

Dia:    (manhã)
Duração da Oficina: 3 horas
Mestre da Oficina de Reciclagem de Pet: Profa. Vitória Maria .
Idade mínima para aprendizes: 12 anos.
Quantidade de vagas por oficina: 15



Oficina 07: Reaproveitamento de madeira

A oficina de reaproveitamento de madeira é desenvolvida através das sobras da carpintaria naval e dos resíduos de madeira tais como, (pallets e caixotes) em feiras etc, com vistas minimizar os impactos ambientais e sensibilizar e mobilizar os educados a origem de forma consciente na preservação do meio ambiente.
A madeira é matéria das mais nobres encontradas na natureza e, portanto seu desperdício é um crime contra o planeta terra. A oficina ensina a reaproveitar cada pequeno fragmento de madeira que normalmente vem sendo jogado fora ou queimado contribuindo ao mesmo tempo para a poluição ambiental.
A oficina ensina jovens e adultos a produzir diversos materiais com a sobra da madeira tais como utensílios domésticos, brinquedos pedagógicos e objetos de decoração.

Dia:    (manhã)
Mestre da Oficina: Prof. Raymundo Mesquita
Duração da Oficina: 3 horas
Idade mínima para aprendizes: 12 anos.
Quantidade de vagas por oficina: 15

Oficina 08: Biojóias

Nesta oficina os alunos são orientados a coletar o maior número de materiais reaproveitáveis, tais como garrafas Pet, jornais, revistas, latas de alumínio, etc.
Na produção de biojóias há o predomínio da utilização de materiais que seriam descartados na natureza ou mesmo no lixo.
A oficina de Biojóias é fundamental para o meio ambiente, já que todos os materiais usados durante a oficina para a confecção das biojóias são rejeitos da sociedade. O destino final destes materiais é a sua transformação artística em objetos de adorno como  colares, brincos, pulseiras e objetos de decoração que serão confeccionados pelos alunos, gerando assim renda para as mesmas.


Dia:   (manhã)
Duração da Oficina: 3 horas
Mestre da Oficina de Biojóias : Profa. Áurea Sousa
Idade mínima para aprendizes: 12 anos.
Quantidade de vagas por oficina: 15

OFICINA 09

            Produção de Bombons Artesanais
Parceria com as Irmãs Redenção.
20 participantes.
03 hs de duração



SOBRE O EXPOSITOR


MARINELTON CRUZ

Nasceu em 1963 em Cururupu  no Maranhão. Mora atualmente em São Luís, faz permanentes incursões na Costa Amazônica Maranhense.
Na região elaborou o projeto: 

III Festival de Tambor de Crioula de Cururupu, vencedor do edital OI futuro de 2015.

Como autor e editor no blog patrimoniotradicional.blogspot.com publicou 19 matérias  sobre aspectos sócio culturais dos municípios de Cururupu, Guimarães e Serrano do Maranhão.

De 1995 a 2005 realizou a pesquisa; MAIAÚ: Pesca Artesanal na Costa Amazônica Maranhense. 

Em 2005 publicou na  Revista  CAMINHOS DO MARANHÃO, nº 35: Uma  Viagem Deslumbrante Pela Reserva Extrativista Marinha   de Cururupu ;(edição completa) contando os aspectos Históricos e culturais das comunidades oceânicas de Cururupu

Atualmente realiza com orientação do Centro de Pesquisa de  História Natural e de Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA); a pesquisa CURURUPU: Origens e Evolução

Contato: Marinelton65@yahoo.com.br



Nenhum comentário